20.5.10

SESSÃO DIÁLOGOS SOBRE A MODERNIDADE (continuação)

A sessão de quarta-feira deu continuidade à de terça, dialogando sobre a modernidade.
A primeira sessão iniciou-se com a exibição do filme Adeus Lenin! de Wolfganger Becker que conta a história do rapaz alemão Alexander (Daniel Brühl). A mãe de Alexander, Sra. Kerner (Katrin Sab), entra em coma e fica nesse estado por um tempo. Durante esse período, a cidade deles, Berlin, sofreu algumas mudança por conta da triunfo do regime capitalista. Quando a mãe retoma a consciência seu filho, temendo mais problemas de saúde por conta da mudança, resolve esconder-lhe os acontecimentos.

Site oficial do filme (em alemão): http://www.good-bye-lenin.de/

Abaixo, o trailer do filme:



A Sessão de Comunicação que se seguiu foi sobre Temporalidade, Espaço e Modos de Subjetivação, coordenada pela Professora Julice Oliveira Dias, graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2005), professora assistente do quadro docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolvedora do projeto de pesquisa Racionalidade e Verdade na Arquueologia de Michel Foucalt a partir da leitura vertical do livro A História da Loucura; e tendo como expositores o Professor Fábio Nunes (UNEB), graduado em Geografia (UNEB), especialista em Educação, Coordenador do Núcleo de Estudos Orais, Memória e Iconografia, professor do Colegiado de Geografia do DCH, Campus IV da UNEB e a Professora Maria Sandra da Gama, Especialista em Teoria e Metodologia da História (UEFS), graduada em História (UNEB), docente do Colegiado de História DCH, Campus IV, UNEB.

Abaixo, fotos da sessão:



A segunda sessão, O Mar Invade o Sertão, no turno vespertino, teve início com a exibição do documentário Bimba: Capoeira Iluminada. O trailer pode ser conferido abaixo. Para mais informações sobre o fime acesso o site oficial http://www.mestrebimbaofilme.com.br/.



Durante a Sessão de Comunicação Expressão e Identidade foi exibido também o documentário Batatinha - o Poeta do Samba e dialogou sobre o músico e suas obras, sobre o teor crítico de suas músicas principalmente com relação às injustiças trabalhistas da época.

A debatedora da sessão foi a Professora Sandra Gama, graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (1999), especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001), atua na Educação Básica desde 2000, vinculada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, professora no Departamento de Ciências Humanas Campus IV/ UNEB no curso de Licenciatura Plena em História. Os expositores foram o Professor José Salles, graduado em Educação Física (UFBA), Especialista em Educação, professor do Colegiado de Educação Física do DCH, campus IV (UNEB, Jacobina) e Professora Alessandra Carvalho da Cruz, Mestre em História (UFBA), graduada em História (UCSAL), Professora do Curso de Licenciatura em História da (UCSAL).

Abaixo, fotos da sessão:




2 comentários:

  1. O blog está supremo!
    Muito bom o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. O seminário foi simplesmente perfeito...uma oportunidade única de assistir obras que nunca ou talvez raramente teriam espaço na "Sessão da Tarde", ou "Tela Quente"...obras que precisam ser mostradas, estou com saudades, eei.. o do semestre que vem vai ser quando mesmo? Por que esse ficou com gostinho de quero maaaais!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir