21.5.10

SESSÃO CINEMA E DIREITOS HUMANOS E SESSÃO CINEMA SURREALISTA

A Sessão de Comunicação Morte e Dignidade Humana deu abertura ao último dia do evento. Iniciou-se com a exibição do filme Invasões Bárbaras que aborda temas polêmicos como eutanásia, drogas para fins medicinais, religião, política, entre outros.

A sessão teve como expositores Mário Vivas de Souza Durando, Bacharel em Direito (UFSE), e o
Professor João Novais, mestre em História (UFBA), docente do DCH, Campus IV (Jacobina) e foi coordenada pelo Professor Sander Prates, Bacharel em Direito (UEFS), Professor do Colegiado de Direito, UNEB, Campus IV.

Abaixo, fotos da sessão:



À tarde houve a Sessão de Comunicação Maioridade, Transgressão e Violência que teve como expositora a Professora Núbia Reis, mestre em Ciências Sociais(UFBA), graduação em Ciências Sociais (UFBA), doutoranda em Ciências Sociais (UFBA), professora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Campus XVII da UNEB).

Ao início da sessão foi exibido o filme Fale com Ela de Pedro Almodóvar. Abaixo você confere o trailer do file e as fotos da sessão:






E a última sessão do Seminário Filosofia e Cinema foi a Sessão Cinema Surrealista, com a exibição dos curtas A Idade do Ouro e Um Cão Andaluz, ambos de Luis Buñuel, esse último sendo considerado um filme extremamente chocante até mesmo como pertencente ao cinema surrealista. Abaixo um trecho do curta Um Cão Andaluz (Un Chien Andalou, em francês ou Un Perro Andaluz em espanhol). Site oficial da obra: http://eoran.com/unchienandalou/



A Sessão de comunicação A Repetição Criativa ─ Outra vez Buñuel teve início após a exibição do filme O Anjo Exterminador, também de Buñel, e teve como expositores o Professor Washington Drumond, Doutor em Arquitetura (UFBA), professor do Colegiado de História do DCH, Campus IV, e o Professor Ângelo Márcio Macêdo Mascarenhas Gonçalves (UEFS), mestre Filosofia da Ciência (UFBA), graduação em Filosofia (UFBA), professor do Departamento de Ciências Humanas da UEFS. Teve como mediadora a Professora Julice Oliveira Dias dos Santos, UNEB (DCH – Campus IV). Abaixo as fotos da sessão:




2 comentários:

  1. Muito interessante e inovador o seminário de Filosofia, a partir de análise de filmes de arte. Gostei bastante da iniciativa, e espero que seja apenas o primeiro de vários, pois é uma grande contribuição para o estudo, como também a oportunidade da comunidade ter acesso a exibições de obras de qualidade, que fogem do apelo comercial dos filmes de Hollywood.
    Só sinto que aqui em Salvador, não tenham projetos como esse.

    Abs, Aline.

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Eventos como esse motivam os alunos, favorecem a reflexão, estreitam os laços com a comunidade, valorizam a universidade e o seu corpo acadêmico. Torço para que sejam promovidos outros seminários do gênero. Mais do que nunca precisamos estimular as pessoas a pensar, refletir, entender o mundo em que vivem.

    Desejo sorte nos próximos desafios e parabenizo a todos os envolvidos nessa ótima iniciativa.

    Lídice

    ResponderExcluir