19.5.10

SESSÃO DIÁLOGOS SOBRE A MODERNIDADE

A sessão de abertura do Seminário Filosofia e Cinema iniciou-se com a exibição do filme Entre os Muros da Escola. O filme, baseado no livro de mesmo nome (original francês Entre Les Murs) de François Bégaudeau, relata a vida do autor quando era professor em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. Assista abaixo ao trailer legendado do filme:



Após a exibição do filme iniciou-se a sessão de comunicação O cinema pensa a educação com as expositoras Professora Luciana Santos (UNEB), mestre em Educação pelo Programa em Educação e Contemporaneidade da UNEB, graduada em educação (UEFS), docente lotada no Departamento de Educação do Campus II (Alagoinhas) da UNEB e Professora Márcia Cordeiro (UNEB), mestre em Educação pelo Programa em Educação e Contemporaneidade da UNEB, graduada em filosofia (UFBA), docente lotada no Departamento de Educação do Campus XXII (Euclides da Cunha) da UNEB; e coordenada pela Professora Mirian Geonise Guerra, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Direito (UNEB, Campus IV). (Se encontrará disponível em breve em nosso blog vídeos com trechos dessa sessão).

Confira abaixo as fotos dessa sessão:





No turno vespertino a segunda sessão iniciou-se com a exibição do filme O Sonho de Inacim, um resgate histórico do Professor Mestre Eliézer Rolin, doutorando em Arquitetura (UFBA), mestre em artes cênicas (UFBA), Professor a UFPA, diretor de cinema. O Professor Eliézer foi o palestrante da sessão de comunicação Modernidade X Tradição, coordenada pelo Professor Doutor em História da Educação José Carlos Araújo Silva* (UFPE), docente do Colegiado de História do DCH, Campus IV. Entre outros temas foram abordadas questões sobre as diferentes percepções do tempo e do espaço. O diretor do filme exibido falou também sobre suas experiências antes, durante e depois da produção da obra proporcionando a todos os presentes um conhecimento mais profundo do filme.
Confira abaixo o trailer do filme e as fotos da sessão.
Para saber mais sobre essa produção visite o site oficial http://www.osonhodeinacim.com.br/







A Equipe de Coordenação do Seminário Filosofia e Cinema desde já agradece a todos os presentes nesse primeiro dia do evento e convida-os a participar de nosso blog deixando suas opiniões em nossos comentários.

E se você quiser informações de eventos sobre cinema e vídeo acesse nossa página Fique por dentro e veja o que acontecerá no mês de maio em toda a Bahia.



*"Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Educação (concentração em Filosofia e História da Educação) pela mesma Universidade no ano de 1999 e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (concentração em Cultura e História da Educação em 2006), pesquisa majoritariamente nas áreas de História da Educação e de Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - DCH IV, situado na cidade de Jacobina, além de ser membro do PMEB (Projeto Memória da educação na Bahia), ex-líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade (GEPHES) além de líder e fundador do HIEDBA (Grupo de Pesquisas História da Educação da Bahia)." (PLATAFORMA Lattes. Disponível em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700402H4 . Acesso em 19 mai. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário